Os jogos de tabuleiro já existem desde o início da história da humanidade. Apesar da forte tendência tecnológica, os boardgames estão a ganhar cada vez mais influência: os espaços e os eventos dedicados aos jogos de tabuleiro têm crescido.
Os jogos de tabuleiro, tal como o nome indica, são jogados sobre uma superfície plana e envolvem peças e marcações previamente delimitadas no jogo. Cada jogo tem as suas regras e objetivos, como ganhar pontos, derrotar o adversário e vencer.
A dificuldade também varia de acordo com o jogo: desde os mais simples aos mais complexos, o que se relaciona com o tempo de aprendizagem e a duração do jogo. Há vários tipos de jogos de tabuleiro: de estratégia, de sorte, didáticos, sociais, históricos, entre outros.
Os jogos de tabuleiro estão presentes nas culturas desde o início da história da humanidade. No entanto, quando surgiram os dispositivos tecnológicos e os videojogos, perderam a sua preponderância.
Curiosamente, nos últimos anos, os boardgames conheceram uma grande evolução: têm sido criados vários jogos novos, cada vez mais interativos e desafiantes. Além disso, tem havido uma crescente aposta em espaços e eventos dedicados a jogos de tabuleiro, como os cafés e as convenções de jogos de tabuleiro.
A intemporalidade e a crença na diversão eterna
É difícil definir a origem dos jogos de tabuleiro, no entanto, os primeiros jogos terão surgido na Mesopotâmia e Egito, há cerca de 5000 atrás. Inicialmente, representavam uma batalha entre dois exércitos e tinham como objetivo derrotar o adversário, o que ainda se verifica atualmente.
Consta-se que os primeiros jogos a existir foram Mancala (família de jogos de origem africana, relacionados com plantações e colheitas de sementes) e Senet (de origem egípcia, conhecido pelo “jogo de passagem da alma”). Na verdade, os jogos de tabuleiro eram considerados indispensáveis após a morte. Muitas vezes eram enterrados juntamente com as pessoas, devido à crença na diversão eterna.
Os jogos de tabuleiro modernos surgem por volta do século XX. Começam a ser criados novos jogos, mais apelativos, adaptados à evolução social. Diferenciam-se dos jogos tradicionais no que toca, por exemplo, à dimensão visual e estética, mais atrativa, e ao “downtime” (tempo de inatividade/ de espera entre as jogadas), que se torna menor.
Quebrar barreiras e reforçar laços
Os jogos de tabuleiro promovem a competição saudável e a interação humana. Segundo Manuel Silva, proprietário de um café de jogos de tabuleiro em Vila do Conde, “hoje-em-dia, as pessoas não conversam, não interagem, e o jogo de tabuleiro é uma ótima ferramenta de convívio interpessoal”. Contrastam, assim, com a tendência tecnológica, pois ajudam a quebrar barreiras e a reforçar laços.
Mas os jogos não são apenas utilizados em contexto de lazer ou de convívio: incentivam o pensamento, a memória e a atividade mental. A título de exemplo, Dina Silva, também proprietária do café de jogos de tabuleiro, enquanto terapeuta ocupacional, utilizava os jogos como uma ferramenta de trabalho. O objetivo era desenvolver competências sociais e cognitivas de crianças com dificuldades.
Cafés de jogos de tabuleiro: um espaço para boardgamers
O conceito consiste em agregar, no mesmo espaço, gastronomia, convívio e, claro, jogos de tabuleiro. Mas os cafés de jogos de tabuleiro são um “fenómeno” relativamente recente. Segundo Manuel Silva, “De uma forma geral, só nos últimos anos é que houve um “boom” de board game cafés. Antes não existiam muitos, o fenómeno é relativamente recente, mesmo lá fora”.
Os cafés de jogos de tabuleiro são mais comuns na Europa e na América do Norte do que em Portugal. Na verdade, só no mês passado é que foi criado o primeiro espaço no norte do país dedicado a jogos de tabuleiro: A jogar é que a gente se entende, pertencente a Manuel e Dina Silva. Mesmo assim, os board game cafés ainda não são uma necessidade para as pessoas, pois “há ainda muita gente que não conhece o conceito”, como explica Manuel.
Eventos de jogos de tabuleiro
Em Portugal, destacam-se algumas convenções e encontros anuais de jogos de tabuleiro, como a LeiriaCon e a InvictaCon. A LeiriaCon é uma das maiores convenções de jogos de tabuleiro a nível nacional. Realiza-se todos os anos, em março. O evento decorre sempre em Leiria, apesar do local não ser fixo: já se realizou em Alcobaça e na Marinha Grande. Em 2020, realiza-se a décima quinta edição.
A InvictaCon é o maior evento de jogos de tabuleiro no norte do país. Realiza-se anualmente, em novembro, no Porto. As instalações também variam: já se realizou na Universidade Portucalense (UPT) e este ano decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar. A convenção atingiu, este ano, a décima terceira edição.
Ambas as convenções disponibilizam centenas de jogos de tabuleiro, que podem ser requeridos e jogados pelos participantes. Os encontros anuais concentram milhares de entusiastas e amantes de boardgames de todo o país. O objetivo deste tipo de eventos é divulgar os jogos de tabuleiro e promover o convívio e a partilha da mesma paixão.
Comments