Os fogos florestais na Austrália já provocaram pelo menos 27 mortos, segundo o governo australiano. Cerca de oito mil hectares de floresta já foram atingidos pelos fogos. Especialistas estimam que o número de animais mortos já terá chegado aos 500 milhões.
De acordo com o primeiro-ministro Scott Morrison, os incêndios já destruíram mais de duas mil casas. Os incêndios têm afetado sobretudo a área de Nova Gales do Sul, o segundo estado mais populoso do país. Só neste estado, a ministra do Ambiente australiana prevê que 30% da população de coalas tenha morrido nas chamas.
Os incêndios afetam, sobretudo, os animais: especialistas estimam que o número de animais mortos já terá chegado aos 500 milhões. Além disso, muitos estão a ser abatidos. Os camelos estão a invadir casas para beber água, os gatos vadios têm instintos assassinos e os cavalos selvagens têm aumentado descontroladamente, e, por isso, segundo as autoridades do país, são mortos por “razões humanitárias e ambientais”.
Trovoadas secas, tempo quente e pouca humidade são alguns dos fatores que contribuem para que as chamas se alastrem no território australiano. No entanto, a situação não parece melhorar em breve: nos meses de janeiro e de fevereiro prevê-se que as condições continuem favoráveis aos incêndios.
Comments